Combate ao Trabalho Infantil; gêneros Texto Instrucional,História em quadrinho , Artigo de opinião, Reportagem,Produção textual(gênero paródia), Gráficos .
AUTORA
Professora Rosenilda Gonçalves Bueno, 5º ano A
O trabalho com o tema “ Combate ao Trabalho Infantil” foi desenvolvido pelo 5º ano A através de uma proposta do \ministério público do trabalho sugerido para as escolas da rede municipal, o qual incluiu o desenvolvimento de atividades diversas com a utilização do material disponibilizado pelo projeto e também com outras atividades por mim pesquisadas. Entre estas, utilizei o trabalho com o livro didático aonde foi possível relacionar o assunto a partir da exploração do gênero poema (Leitura e interpretação do poema “O caminhão de leite” proposto nas páginas 230 a 231). Outro gênero trabalhado também foi o “Artigo de opinião”, exploração no Livro Didático e produção do mesmo no caderno de Língua portuguesa.
Foi trabalhado também o gênero reportagem a partir de uma reportagem com foco no trabalho infantil exibida pela TV Record, aonde os alunos puderam estudar as características da reportagem, explorar o suporte veiculado também e depois oralmente dar sua opinião sobre o assunto socializando com a turma. Foi explorado o conteúdo “gráficos de colunas”, proposto no material disponibilizado pelo projeto aonde mostra a quantidade de crianças e adolescentes de 5 a 13 anos em situação de trabalho infantil no Brasil”, aqui os alunos puderam analisar e identificar o ano aonde identificou-se o maior número de crianças sendo exploradas trabalhando de forma irregular e abusiva. Com p Gibi da turma da Mônica foi possível trabalhar não só os direitos da criança defendidos pelo Estatudo da Criança e do Adolescente, como também foi possível explorar o gênero “História em quadrinho”, suas características, informações implícitas, etc.
Realizou-se também um jogo , aonde foi possível explorar as características do texto instrucional, sua função, meio de circulação , etc.
Como atividade final foi proposto a produção de uma paródia em duplas com o tema Trabalho Infantil, uma proposta do material do Projeto :(Foi Exibido para a classe um rap sobre o tema relacionado ao conteúdo. Ele está disponível no link https://youtu.be/17Vw-ol9fwQ. A composição foi a primeira colocada no Prêmio MPT na Escola. Os autores são da cidade de Redenção, no Ceará. Depois de os estudantes ouvirem a música, foi reproduzido o vídeo novamente para que compreendessem melhor a letra. Em seguida, foi lançado o desafio de todos a compor também. Formaram duplas ou trios , eles poderiam escolher o ritmo que preferissem. Foi orientado que todas as informações aprendidas sobre o assunto(O que é o trabalho infantil, mitos e realidades,piores formas de trabalho infantil, etc) poderiam ser usadas na letra. Foi feito o acompanhamento da produção das duplas e oferecido ajuda quando necessário para completar uma rima ou outra. Quando todos terminaram as composições, foi solicitado a interpretação das paródias por duplas ou trios num momento de descontração com a turma acompanhados pelo playback do ritmo ou melodia escolhida para ser inserida na paródia .
Professora Rosenilda Gonçalves Bueno, 5º ano A
O trabalho com o tema “ Combate ao Trabalho Infantil” foi desenvolvido pelo 5º ano A através de uma proposta do \ministério público do trabalho sugerido para as escolas da rede municipal, o qual incluiu o desenvolvimento de atividades diversas com a utilização do material disponibilizado pelo projeto e também com outras atividades por mim pesquisadas. Entre estas, utilizei o trabalho com o livro didático aonde foi possível relacionar o assunto a partir da exploração do gênero poema (Leitura e interpretação do poema “O caminhão de leite” proposto nas páginas 230 a 231). Outro gênero trabalhado também foi o “Artigo de opinião”, exploração no Livro Didático e produção do mesmo no caderno de Língua portuguesa.
Foi trabalhado também o gênero reportagem a partir de uma reportagem com foco no trabalho infantil exibida pela TV Record, aonde os alunos puderam estudar as características da reportagem, explorar o suporte veiculado também e depois oralmente dar sua opinião sobre o assunto socializando com a turma. Foi explorado o conteúdo “gráficos de colunas”, proposto no material disponibilizado pelo projeto aonde mostra a quantidade de crianças e adolescentes de 5 a 13 anos em situação de trabalho infantil no Brasil”, aqui os alunos puderam analisar e identificar o ano aonde identificou-se o maior número de crianças sendo exploradas trabalhando de forma irregular e abusiva. Com p Gibi da turma da Mônica foi possível trabalhar não só os direitos da criança defendidos pelo Estatudo da Criança e do Adolescente, como também foi possível explorar o gênero “História em quadrinho”, suas características, informações implícitas, etc.
Realizou-se também um jogo , aonde foi possível explorar as características do texto instrucional, sua função, meio de circulação , etc.
Como atividade final foi proposto a produção de uma paródia em duplas com o tema Trabalho Infantil, uma proposta do material do Projeto :(Foi Exibido para a classe um rap sobre o tema relacionado ao conteúdo. Ele está disponível no link https://youtu.be/17Vw-ol9fwQ. A composição foi a primeira colocada no Prêmio MPT na Escola. Os autores são da cidade de Redenção, no Ceará. Depois de os estudantes ouvirem a música, foi reproduzido o vídeo novamente para que compreendessem melhor a letra. Em seguida, foi lançado o desafio de todos a compor também. Formaram duplas ou trios , eles poderiam escolher o ritmo que preferissem. Foi orientado que todas as informações aprendidas sobre o assunto(O que é o trabalho infantil, mitos e realidades,piores formas de trabalho infantil, etc) poderiam ser usadas na letra. Foi feito o acompanhamento da produção das duplas e oferecido ajuda quando necessário para completar uma rima ou outra. Quando todos terminaram as composições, foi solicitado a interpretação das paródias por duplas ou trios num momento de descontração com a turma acompanhados pelo playback do ritmo ou melodia escolhida para ser inserida na paródia .
Comentários
Postar um comentário