Mono – carvoeiro ou Muriqui

AUTORA
Professora Suzana Maria Correa da Silva, 4º ano B

Na semana do dia 19 á 23 de junho de 2023, a turma do 4º ano B da Escola Municipal Santo Lazarini da Silva, sob supervisão da professora: Suzana Maria Correa da Silva realizou um trabalho de pesquisas e atividades diversas sobre um macaco que está em extinção e que foi encontrado na região do Município de Castro – Estado – PR sobre o macaco conhecido como mono- carvoeiro ou muriqui.

Foi explorado o assunto no Componente Curricular de Ciências, os alunos responderam questionário para observar o conhecimento prévio que tinham sobre o mono- carvoeiro fizeram desenhos, nos quais serão selecionados 2 desenhos por escola para a confecção do calendário do ano que vem: 2024, para o zoológico de Curitiba.

Assistiram vídeos sobre o muriqui e preencheram uma ficha: de que se alimenta, onde ele vive e curiosidades interessantes.

Em sala de aula foi feito pesquisas envolvendo os recursos tecnológicos, em casa entrevistaram familiares. No dia seguinte: roda de conversa cada um expôs o que descobriu sobre o muriqui, leram as anotações que fizeram sobre o mesmo.

Na quarta feira, dia 21 de junho de 2023, vieram até a escola um pessoal que trabalha no zoológico de Curitiba, que apresentou um teatro com o título: O Sumiço da Monalisa, para os alunos de 4º e 5º ano. Eles participaram ativamente e novamente preencheram um questionário sobre o mono – carvoeiro e receberam um cartão para quem quiser fazer do Clubinho da Conservação dos Monos.

Em sala de aula os alunos assistiram mais uns vídeos explicativos sobre o mono – carvoeiro, em grupos desenharam e escreveram o que aprenderam, apresentaram para toda a turma e depois foram expostos no mural da sala de aula.

Com esse trabalho foi possível salientar a importância da preservação e conscientização do Meio Ambiente, ressaltando que esses animais além de terem seu lugar no equilíbrio da cadeia alimentar, eles atuam como agentes semeadores de árvores, sobre os ensinamentos que esses animais nos dão, em suas comunidades eles resolvem conflitos , são bons na reconciliação e também em dividir alimentos.

Esse trabalho foi muito produtivo, pois os alunos puderam aprimorar seus conhecimentos sobre o Mono – carvoeiro, obtendo mais informações sobre esse animal.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto para gostar de ler ,ouvir e reescrever