Exploração do gênero Receita , frações e grafismo a partir da temática “Dia do índio”

AUTORA
Professora Rosenilda Gonçalves Bueno, 5º ano A

No dia 19 de abril ,os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Santo Lazarini exploraram o gênero Receita da culinária indígena, ao mesmo tempo que analisavam modos e tempos verbais presentes na receita .Dentro deste mesmo gênero pode-se explorar também frações no Componente de Matemática, visto que alguns ingredientes se apresentavam em partes fracionárias na receita.

Dando sequencia ainda com a temática indígena pesquisamos algumas localidades brasileiras aonde existem tribos indígenas,as conhecidas e também as chamadas tribos isoladas da Amazônia. Para esta atividade utilizamos o programa Google.Earth adaptado a um projetor.

Concluímos as atividades envolvendo a temática “índio” conhecendo e reproduzindo um pouco de arte indígena, neste caso a turma quis saber mais sobre as pinturas corporais indígenas e seus significados. Os alunos acharam muito interessante saber que cada desenho ou forma pintada no corpo dos indígenas representa algo específico de suas vidas, registrando fatos que são compartilhados na tribo. O grafismo indígena marca a identidade de cada povo. A turma realizou pinturas específicas da arte indígena no papel e se divertiram no final pintando as mãos com tinta guache, ariscando reproduzir tramas e marcas típicas do grafismo indígena brasileiro.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mono – carvoeiro ou Muriqui

Projeto para gostar de ler ,ouvir e reescrever