Conteúdos: Estados da matéria e mudanças de estados físicos da matéria

AUTORA
Professora Rosenilda Gonçalves Bueno, 5º ano A

O tema que abordei neste relato seria: “Estados da matéria” no Componente Curricular de Ciências.

Experiências com alimentos são excelentes oportunidades para mostrar as mudanças ocasionadas pelo calor, o papel da temperatura na transformação da matéria é o mais importante.

O objetivo da minha aula seria mostrar na prática as mudanças que ocorrem na matéria, e para isso usamos a gelatina como material. As crianças sabem que a água endurece quando colocada na geladeira e que o gelo derrete se ficar sob o sol. Mas é possível ir mais além, atiçar a curiosidade e fazer da aula um objeto de investigação.

Fiz uma gelatina junto com a classe o que me ajudou a explicar os estados físicos da matéria , assim também as transformações ocorridas com as mudanças de um estado para outro, pois no momento em que esquentávamos a água pudemos observar vapor saindo da chaleira elétrica o que caracteriza a “vaporização”, depois na tampa da mesma chaleira também observamos gotículas de água mostrando para nós a “condensação”, a fusão também foi possível de ser observada com o degelo da gelatina.

Foi uma atividade bem divertida, participativa e relativamente rápida, já que a sobremesa ficou pronta em duas horas. A vantagem é a possibilidade de mostrar várias mudanças de estado físico às crianças que ficam frente a frente com o vapor (da água quente), o sólido (a gelatina pronta) e o líquido (a água fria). Eles mesmo prepararam e ao final fizeram a degustação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mono – carvoeiro ou Muriqui

Aprendendo as horas de um jeito divertido