Medidas de tempo: Jogo “ Nem só de horas vive o tempo”

AUTORA
Suzana Maria Correa da Silva, 4º ano B

Durante as atividades realizadas nos dias, 09 e 10 de março, a turma do 4º ano B da Escola Municipal Santo Lazarini da Silva, sob supervisão da professora: Suzana Maria Correa da Silva a qual pôde trabalhar sobre o tema Medidas de tempo. O assunto foi desenvolvido no Componente Curricular de Matemática através de atividades no Livro didático “ Ápis Mais- 4º ano com explicações pela professora, realização do jogo em grupos: “Nem só de hora vive o tempo” -parecido com o jogo da memória, relacionando perguntas e respostas, exemplo: 1 século e o aluno que encontrar a resposta 100 anos, vão guardando as cartas e também foram desenvolvidas atividades xerocadas para verificação da aprendizagem.

Esse jogo foi construído pelos próprios alunos percebendo. que tem várias maneiras de medir o tempo e que esse assunto é de suma importância pois é utilizado no nosso dia a dia. Foi apresentado algumas matérias veiculadas no Portal a Rede de Ponta Grossa, que motivou os alunos na realização das atividades desenvolvidas durante esses dois dias.

No primeiro momento na roda de conversa, os estudantes expressaram oralmente seus conhecimentos prévios sobre o assunto apresentado. Logo em seguida foram realizadas atividades no livro didático para fixação, dentre elas tinha o recorte de um relógio de ponteiro para os alunos manusearem na prática observando os ponteiros e explicações observando o relógio da sala, relacionando com a tabuada do 5.

No outro dia iniciaram a aula com o jogo “ Nem só de horas vive o tempo”, onde foi abordado, de maneira lúdica as diferentes formas de se medir o tempo. Posteriormente realizaram atividades xerocadas para verificação da aprendizagem.

Obs: Este assunto dará continuidade através de aulas práticas com jogos e brincadeiras pois é um assunto que a criança precisa dominar bem, o qual usará para a vida toda.

A atividade lúdica, é de suma importância, pois proporciona concentração isto favorece assimilação dos conteúdos ...

Fotos de alguns momentos durante a realização das atividades:














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto para gostar de ler ,ouvir e reescrever

Mono – carvoeiro ou Muriqui