Aprendendo as horas de um jeito divertido

AUTORA
Professora Suzana Maria Correa da Silva, quinto ano B

No dia 17 de maio de 2024, na turma do 5º ano B da Escola Municipal Santo Lazarini da Silva, sob supervisão da professora: Suzana Maria Correa da Silva, no Componente Curricular de Matemática, foi construído em grupos um relógio analógico, utilizando papel Craft, papel cartão, pincel atômico, canetinhas, copos descartáveis e tesoura para os alunos fixarem o conteúdo sobre horas, minutos e segundos, de forma lúdica e também no momento em que forem resolver situações problemas ou atividades envolvendo esse assunto já estarão com o material pronto para tirar dúvidas que forem surgindo no decorrer das aulas.

Primeiramente os alunos assistiram um vídeo educativo sobre horas, em seguida foram divididos em grupos para a construção do relógio: fizeram 12 círculos registrando em cada um os números de 5 em 5, do 5 ao 60 e os copos foram numerados do 1 ao 12, foi também construído com papel cartão os ponteiros: o que marca a hora e o que marca os minutos.

Depois que cada grupo terminou de construir o relógio eles receberam fichas simbolizando o relógio digital para representarem no relógio analógico que eles construíram e os grupos se apresentaram entre eles.

A aula foi bem produtiva, vários alunos que não sabiam ver a hora observando os ponteiros relataram que gostaram da forma em que a aula foi direcionada neste dia e pude perceber que houve aprendizagem significativa.

É muito importante o trabalho com atividades lúdicas e práticas para o processo de ensino aprendizagem, pois desperta o interesse e o prazer em adquirir o conhecimento, tornando os alunos pensantes, criativos e críticos contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral.


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mono – carvoeiro ou Muriqui